top of page
Buscar
  • FAPRI Contabilidade

O QUE A CONTABILIDADE PODE, REALMENTE,OFERECER PARA A SUA EMPRESA?

Os contadores sempre foram vistos como grandes burocratas e como prestadores de um serviço que sempre gerou pouca clareza sobre sua real necessidade na vida de uma empresa.

Fato é que a contabilidade deveria ser vista como a ciência da riqueza, uma ferramenta fundamental na tomada de decisões e na administração empresarial. O contador, por sua vez, deveria ser visto como um dos parceiros mais importantes para os negócios crescerem de forma próspera e contínua no mercado.


O que queremos abordar com esse tema hoje, envolve a definição e a importância da contabilidade para os pequenos e grandes negócios que movimentam a economia do nosso país.


A contabilidade pode assumir diversos papéis e ter diversos objetivos. O primeiro delas, certamente refere-se ao fornecimento dos dados econômicos das empresas ao governo, investidores, sindicatos, bancos, dentre outros. Estes dados econômicos e financeiros das empresas servem para que os usuários que receberão estes números avaliem a empresa e façam inferências sobre suas tendências e sobre sua situação atual. A partir destes dados são geradas as demonstrações contábeis mensais e anuais como, por exemplo, as Demonstrações de Resultado do Exercício, de Lucro ou Prejuízo Acumulados; Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido etc.

As rotinas relacionadas ao que chamamos de obrigação acessória, planejamento financeiro e estratégico faz parte da responsabilidade do contador que cuida do departamento fiscal, contábil para que as obrigações legais se cumpram e a empresa não seja multada por falha na prestação de contas ao seu sócio “indireto” o governo. Essas atividades mecânicas e repetitivas dependem do envio das informações do cliente mediante extratos bancários, relatórios financeiros, notas fiscais etc.

O contador poderá ainda, usar estes dados para realizar uma análise dentro do contexto gerencial e fornecer ao empresário dados que darão suporte à tomada de decisão mais assertiva dentro do negócio. Com base nos números, parâmetros e indicadores que a contabilidade consegue gerar o empresário poderá junto com o contador medir os resultados da empresa, avaliando o desempenho do negócio, dar diretrizes para os setores e gestores, traçando assim melhores estratégias para o crescimento de seu negócio.

Desta forma, a contabilidade sai do papel de emissão de guias e coleta de dados para envio de obrigações ao governo e assumi o papel de ciência da riqueza e parceira do empresário. Para que o empresário entenda o valor da contabilidade, o contador deverá demonstrá-lo na teoria e na prática, através de gráficos, indicadores e ilustrações que permitam ao empresário entender a beleza contida por trás dessa ciência que deve subsidiar a tomada de decisões dentro das empresas.

Através destas análises ficará fácil do empresário visualizar suas receitas, custos e despesas, o valor de seus ativos e passivos, a produtividade da mão de obra, identificar a rentabilidade e a lucratividade de sua empresa e, por sua vez, desenvolver um excelente planejamento estratégico e tributário.

Quais os serviços rotineiros da contabilidade?

Controle Financeiro

Conforme mencionamos acima o contador poderá atuar no controle financeiro das empresas que é um ponto extremamente sensível dentro das empresas, principalmente dentro dos pequenos negócios. As situações mais comuns e prejudiciais para as empresas nesse ponto refere-se a confusão entre as finanças da pessoa física e jurídica, a inadimplência de clientes que geram uma defasagem no capital de giro e até mesmo uma desorganização financeira que pode comprometer todo o funcionamento do empreendimento.

Com o controle e acompanhamento de um contador nesse setor a saúde financeira de empresa fica mais estável deixando a empresa em condições de operar com sustentabilidade e estratégia.

A organização nessa rotina auxilia a empresa na contratação de empréstimo e financiamentos, quando necessário; na organização e estruturação dos relatórios contábeis que serão produzidos em dia e com informações precisas. Quando a empresa necessita adquirir bens seu cadastro jurídico, antes dos bancos concederem o crédito, os relatórios contábeis com as demonstrações de resultado; de lucro e prejuízo; balanço patrimonial etc., podem ser solicitados. E para que estes dados sejam fornecidos é preciso ter organização financeira e contábil, evidenciando assim a importância da contabilidade no dia-a-dia das empresas.

Fluxo de Caixa

Esse relatório vinculado a organização financeira da empresa é uma medida simples e eficaz que fornece informações para subsidiar a boa gestão da empresa em seu dia-a-dia.

O empresário que inicia seu negócio e se depara com esse relatório pode achar, incialmente, que tal controle seja desnecessário devido a falta de compreensão e tradução das informações contidas nele.

São as pequenas atitudes que auxiliam o empresário na gestão de seu negócio e o faz enxergar a importância da contabilidade em sua rotina.

Obrigações Acessórias

Essa rotina é essencial para a existência da empresa, porém, devido sua natureza extremamente burocrática acaba por não evidenciar tamanha importância da contabilidade dentro das empresas. Qualquer escritório pode prestar esse serviço que atualmente vem sendo oferecido de forma tecnológica e automática para alguns setores. Estar em dia com estas obrigações protege as empresas de sofrer sanções e multas pelo Fisco.

Porém, mesmo diante desta rotina necessária podemos gerar relatórios que irão subsidiar a tomada de decisão dentro das empresas e mostrar aos empresários a riqueza de dados existentes nesta documentação.

Planejamento Tributário

Dentre as solicitações mais procuradas na contabilidade identificamos a vontade dos empresários em diminuir o valor dos tributos e da carga tributária.

Para que possamos atender essas solicitações o planejamento tributário, que se fundamenta no estudo e análise do arcabouço legal que contempla as atividades da empresa é primordial e altamente trabalhoso.

Nem sempre o regime tributário como MEI e Simples Nacional são os melhores a nível tributário e somente um profissional competente poderá auxiliar as empresas nessa análise a fim de escolher o melhor enquadramento.

Devido a mudança no faturamento com o tempo de atividade é importante ter o auxílio da contabilidade na rotina empresarial para avaliar a periodicidade do planejamento e evitar surpresas desagradáveis e gerar economias para o negócio.

Planejamento Estratégico

Anualmente deve-se fazer um planejamento estratégico para o seu negócio e isso vai muito, mas muito além de gerar as demonstrações contábeis obrigatórias.

Analise quais metas foram atingidas; como ficou o balanço patrimonial; se será necessário mudar o enquadramento tributário diante das previsões para o ano seguinte... E saiba que, estas análises passam pela gestão financeira e o seu contador vai ser o parceiro ideal em seu negócio para lhe auxiliar nessa análise e nas projeções e organizações para o futuro do negócio.

Em seu planejamento, reveja metas de vendas, análise de mercado, nicho que gera mais retorno financeiro, plano de ação para atingir resultados conforme a realidade financeira e contábil da sua empresa.


Como transformar a realidade do seu negócio junto com o seu contador?

Já entendemos que as atividades de rotina da contabilidade são de extrema importância para o seu negócio manter-se saudável e funcionando, certo!?

Com as análises corretas da contabilidade de uma empresa é possível retirar o negócio de uma situação de insolvência e levá-lo a uma situação de prosperidade, mas para isso será necessário ter como parceira uma contabilidade que te leve a fazer estas análises e a entender a fundo o seu negócio.

Os números contábeis e os indicadores da empresa podem traçar um diagnóstico fiel do negócio, e é neste momento que podemos identificar o problema, traçar um plano de contingência, assim como, de transformação da empresa, para que ela se torne rentável e saudável.

Mediante estas informações é possível orientar o empresário a renegociar prazos com fornecedores; a melhorar a margem de contribuição de seu produto ou serviço; a calcular de forma correta o custo de cada produto/ serviço; a revisitar seus produtos parados em estoque e coloca calcular a margem de desconto para giro destes produtos dentre outras inúmeras orientações que podem surgir desta conversa.

A contabilidade deve ser usada como uma ferramenta para tomada de decisão onde o cliente tenha um relacionamento de confiança com o contador que irá diagnosticar os problemas e ajudará a cuidar da saúde financeira da empresa.


Quer saber mais? Entre em contato conosco


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page