Se você já pensou em como reduzir os custos da sua empresa, mas nunca soube efetivamente como fazer isso, certamente você sabe que o crescimento de uma organização depende tanto do quanto ela arrecada, quanto do que ela gasta.
Uma empresa pode vender muito, mas se seus custos ultrapassarem os valores arrecadados ela ficará sempre no prejuízo e não conseguirá crescer e expandir.
Reduzir custos parecer ser um dos principais objetivos de toda empresa, porém, não é o suficiente, pois a simples ação de realizar cortes nos custos sem um planejamento estratégico adequado não será uma solução duradoura dentro do seu negócio, nem irá te levar ao cenário positivo desejado.
Dentro do seu negócio, qual a resposta para as perguntas descritas abaixo:
· Quais são custos fixos e variáveis do meu negócio?
· Qual será o impacto da diminuição de cada um destes custos sobre a minha atividade?
· Diminuir tais custos trará consequências negativas ou positivas? Quais seriam elas?
· Quais serão os setores afetados por essa mudança?
Desta forma, ANTES de colocar em prática qualquer redução de custos dentro da sua empresa, ENTENDA a fundo a gestão de custos do seu negócio.
CUIDADO para não diminuir os custos das atividades que não terão nenhum impacto em seu fluxo de caixa, ou ainda modificar processos que resultarão na queda da qualidade de seus produtos/serviços.
Vamos definir o que são os custos e despesas?
Comece sabendo que estes são conceitos diferentes!
As despesas compreendem os gastos necessários para o funcionamento da sua empresa. Sendo estes, os salários da administração, propaganda, marketing, plano de saúde, seguro saúde, etc.
Uma vez que os custos estão associados diretamente á entrega de seus serviços e produtos finais. Por exemplo, a aquisição ou produção de mercadorias, matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, depreciação de máquinas, impostos, entre outras.
Lembrando que os custos podem ainda se dividir entre custos fixos, aqueles que não dependem da quantidade produzida pela empresa e variáveis, e os que oscilam de acordo com a produção (compra de matéria-prima, embalagem, taxa de entrega, desgaste das máquinas, gastos com combustível para entregas etc.).
Ao pensar em reduzir custos em sua empresa, lembre-se de efetuar a análise de seus processos assim como as atividades vinculadas a eles antes de efetivamente fazer mudanças.
Identificando e analisando os processos podemos detectar atrasos, gargalos e desperdícios e, assim, diminuir alguns custos na empresa, dentre outras estratégias que podemos adotar.
Veja abaixo a lista dos itens que podem ser reavaliados dentro da sua empresa e entenda mais sobre cada assunto baixando nosso e-book na área de downloads em nosso site.
1. Planejamento
Planejamento financeiro estratégico, você faz? Quais os benefícios e a real necessidade de fazê-lo?
2. Água e luz
Vamos analisar as possibilidades de redução deste custo fixo em sua empresa?
3. Internet e telefone
Já ouviu falar nas ferramentas gratuitas que podem diminuir ou mesmo zerar seus custos vinculados á telefonia?
4. Impressões, Arquivos, Documentos em papel
Fale com seu técnico de redes e informática sobre armazenamento em nuvem.
5. Fornecedores
Reveja seus fornecedores!
6. Estoque
Você tem produtos parados na prateleira? O que fazer?
7. Reduzir custos de logística e frete
Qual o impacto deste item no seu produto final?
8. Conta Bancária
Você já ouvir nos bancos 100% digitais?
9. Demissão e Contratação
Os dois processos geram custos! Qual seria o mais vantajoso?
10. Gestão Estratégica
Saia da posição de chefe e passe a ser um líder!
Comments